quinta-feira, 24 de junho de 2010

Father and Daughter

A primeira postagem na area de cinema é um curta metragem de animação feito em 2000 e dirigido por Michael Dudok de Wit entitulado Father and Daughter.


Este filme me foi passado no início da minha faculdade de cinema de animação e não somente causou uma ótima impressão sobre o cinema de animação não comercial como influenciou fortemente a formação e os curtas que seriam produzidos pelos alunos.

Esta bela animação se apoia na leveza do traço e do movimento pra contar a história de forma mais eficaz, fazendo a ambientação e dando a dimensão emocional da situação de forma bonita e esquivando-se da pieguice que ronda a temática.
O ritmo do filme é ditado por um misto entre a perda e a ingenuidade, mas não o arrasta, o que o torna digerível até pros que não são muito chegados a filmes nessa temática. A música o auxilia nessa impressão, ela se faz exatamente entre esses dois, mas feita como uma peça narrativa...é única, mas se transforma nas cenas e as conduz com precisão, nos fazendo dançar a valsa, embalada pelas motivações do personagem.
É interessante notar a expressividade nas poucas linhas e sombras em que o filme se faz: os cenários são extremamente simples, de pintura leve e um personagem não costuma ser complexo, ainda sim, é crível, causa empatia e te emociona.
Recomendo esta animação a todos, por mais que não seja exatamente o gosto de alguns. Sua qualidade é inegável e sua aceitação, muito boa. Creio que seja uma boa forma de começarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário