segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PlayStation Move


A empreitada da Sony em motion controlers chegou ao mercado e vem acompanhado de várias perguntas.
É um bom negócio? A tecnologia usada é boa? É preciso?
E mais importante...é o que temos de melhor em sensores de movimento?



O Wii realmente ditou o rumo dessa geração. Os sensores de movimento que muitos achavam que iam se tornar apetrechos enjoativos acabaram se consolidando e forçando a Sony e a Microsoft a correrem atrás do prejuízo.
Nós já falamos do Kinect, o antigo Projeto Natal da Microsft, e agora, no embalo do lançamento, trazemos um pouco sobre o Plastation Move.

O Move requere um controle, o PS Move em si, e um PlayStation Eye, aquela camera que até então havia sido pouco usada, para criar um sistema que capta os seus movimentos pelo mapeamento em 3 dimensões do globo luminoso na parte de cima do controle.
A luz ajuda a traçar a trajetória com maior precisão e também a simulá-la quando em algum movimento ela for bloqueada para o PS Eye, que é quem vê e processa as informações luminosas do controle no espaço.
O Eye também é capaz de captar movimentos da parte superior do corpo, como forma auxiliar de captura de movimento, menos precisa, mas que, enquanto recurso, colabora para um processamento correto dos movimentos feitos pelo jogador, evitando que movimentos similares do controle mas diferentes no geral sejam interpertados como idênticos pela máquina.
O controle é provido de alguns botões, o que, na minha opinião ainda é um fator a ser considerado para a maioria dos jogos, que demandam um esquema de controles e ações mais objetivas em várias situações. A opção de menus e ações getuais é interessante sim, mas acredito que pôr botões deixa que os desenvolvedores escolham a alternativa mais adequada à jogabilidade que esles querem pro seu título.
O Move também possui um controle auxiliar, semelhante ao Nunchuck (Wii), chamado de Navigation Controler que possui o restante dos botões, o pad e um analógico (sim, temos somente 1, e não 2 como no controle) que compõe o DualShock. O controle pode ser substituído por um Dual Shock 3 ou um Sixaxis tradicional, se preferir.


E o mais importante, o LAG oferecido pelo controle é similar ao do DualShock 3, tornando o gameplay bastante interessante e evitando frustrações irritações com o mesmo. Além disso, review são basteante favoráveis quando mencionando a precisão do recém-lançado periférico.



O sensor em si, não é nada mais do que uma buginganga interessante, mas inegavelmente semelhante ao Wiimote, pioneiro no campo. Aí entram a precisão e recursos adicionais e, mais importante, os jogos. Vejamos alguns dos títulos com suporte(ou que requerem) ao MOVE.



SOCOM 4: U.S. Navy SEALs

TV Superstars™

Time Crisis™: Razing Storm™

The Shoot™

Sorcery™

Brunswick Pro Bowling

The Sly Collection™

The Fight: Lights Out™

LittleBigPlanet™ 2

John Daly's ProStroke Golf

NBA 2K11

Get Fit with Mel B

Sports Champions™

Start The Party!™

EyePet™

Kung Fu Rider™

R.U.S.E.™

Tiger Woods PGA TOUR 11

Resident Evil®5: Gold Edition

Heavy Rain

MAG™

Echochrome

Child of Eden

Claro que esses são apenas alguns dos jogos. Veja uma lista mais completa clicando aqui.

Vários demos da tecnologia e de sua aplicação em jogos e pequenos outros exemplos saíram na imprensa especializada e valem a pena serem conferidos, pra ver a aplicação, as possibilidades ou até o quão ridiculo você pode ou não vir a aparentar enquanto jogar. Se quiser conferir alguns deles, clique aqui, e assista alguns vídeos na Kotaku.

Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre o Move, mas tenho expectativas. Gosto do esquema de motion controlers e acredito que no PS3, alguns jogos de temática mais adulta podem se beneficiar do novo controle, prinicpalmente os jogos de tiro, genero que imediatamente me vem a cabeça quando no assunto e que foi pouco explorados no Wii. Agora é esperar pra testá-lo em um bom jogo.

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The PlayStation Move Has Its Guts Ripped Out
Motion Gaming Gains Momentum
PS Move FAQ
The Ultimate Guide To The PlayStation Move
IGN: PS Move Headquarters

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